terça-feira, 22 de junho de 2010

Reciclagem de Pilhas

Olá pessoas!!


Estou aqui hoje por um motivo muito nobre. Tivemos na última quinta-feira, dia 17, uma palestra sobre a reciclagem de pilhas. Uma das coisas que foram faladas durante a palestra que me assustaram foi: só existe um lugar que recicla pilhas e baterias usadas em todo o nosso país.

Fiquei pensando: num país desse tamanho só ter um lugar para a reciclagem de pilhas é, no mínimo, burrice e descaso! Burrice porque o dinheiro que está sendo gasto no transporte dessas pilhas poderia ser investido em outras coisas, como educação, saúde, transportes e etc.; E descaso porque, antes desta palestra, organizada pelo 3º ano do ensino médio, nem eu nem meus colegas de classe sabíamos que esta estação de reciclagem existia!

Então, pensei em mais uma coisa: quantas pilhas e baterias são jogadas fora todos os dias em locais inapropriados apenas pela falta de informação que ronda o nosso Brasil? Quantos rios e reservas aquáticas já foram contaminadas apenas porque as pessoas não sabiam onde jogar fora as pilhas e baterias que já não funcionavam mais?

Então, vamos à iniciativa: o 3º ano organizou um ranking com todas as turmas da escola. Nele, quem conseguir mais pilhas e baterias ganha uma tarde de jogos no colégio. Depois, todas as pilhas e baterias conseguidas em todas as turmas vão para a estação de reciclagem em São Paulo para terem seus materiais separados e reaproveitados.


Ei, você! Não pense que "só aquela pilhazinha que você jogou fora ontem não vai fazer diferença"! Imagine se todo brasileiro pensasse como você. O que seria reciclado? Também não se pode pensar assim porque existem alguns materiais que, ao se misturarem com as substâncias tóxicas que a pilha e a bateria carregam, fazem-nas expandir-se, causando um dano muuito maior à natureza!

Por isso, tome consciência daquilo que você faz com seu lixo! Separe os plásticos, vidros, papéis e metais e, principalmente, procure um lugar perto de você que recolha pilhas e baterias usadas. Você não vai estar ajudando só ao meio ambiente: vai estar ajundando-o como um todo! hahaha!! Brincadeira...






Beijos e até a próxima!

Produção de Texto

Oi gente!

Há algumas semanas a professora de português, Juliana, pediu que criassemos um romance imaginário, com muitos capítulos, como todo texto desse gênero. Mas, como escrevê-lo todo iria dar muito trabalho, tanto para os alunos quanto para a professora, a atividade era escrever apenas um capítulo desta história, o que nós quisessemos: o clímax, o início, o fim, nenhum dos anteriores, enfim, algum capítulo da nossa história. E hoje estou aqui para postar um dos textos, que ficou "muuuuito" bom. Eu não preciso citar a sinopse de todo o romance porque este é o capítulo inicial. Ele é da aluna Ana Luíza Soalheiro, do 9º ano, e é muito emocionante.



Uma historia de amor

Era apenas um sonho. Um sonho incrível.
Estava na escola, em Nova York, estava tudo escuro. Andava pelos corredores. Não tinha nada, tudo estava neutro. Andei, andei e andei, encontrei uma sala, com uma pequena luz. Era uma vela. Dentro da sala havia um garoto lindo, perfeito, tinha olhos verdes e com certeza uma bela boca.
- Quem é você? O que você está fazendo aqui?- Perguntei
- Jackson. Qual é o seu nome garota?- Perguntou.
Demorei muito para responder, pois eu não lembrava meu nome.
-Luizza Castellan. O que você está fazendo aqui?- Perguntei. Precisava saber o que ele queria.
- Luizza... Hum, estou esperando você Luizza!
- Para quê? Posso saber Jackson?- Perguntei. Queria saber, eu precisava saber.
- Para dizer que eu te amo, Luizza. Para falar que eu amo você.
Fiquei sem palavras, meu coração batia muito forte, minhas pernas tremiam não conseguia formular uma resposta para aquilo, então eu simplesmente perguntei:
- Me ama? Como você pode me amar se você nunca me viu?
Ele olhava para mim como se eu fosse uma louca.
- Não posso acreditar... Você não se lembra de mim?- Perguntou.
A única coisa que eu consegui dizer foi um “não”, bem baixinho. Sentia vergonha, pois eu não me lembrava dele... Não lembrava nada.
- Luizza... Eu sou aquele a quem que você sempre amou, mas eu estou um pouco diferente, estou alguns anos mais velho.
Havia me lembrado. Perseu era o nome pelo qual eu sempre o chamava. Olhei para ele. Diferente, muito diferente. Ele havia estudado comigo, eu o amava muito, e agora ele estava ali, falando que me amava. Ele seria o grande amor da minha vida. Sem pensar disse:
- Por que você realmente está aqui? Se você me ama... prove!
Nunca achei que ele pudesse fazer o que fez, nunca. Ele estava realmente lindo. Ele veio andando até mim. Meu coração saía pela boca. Eu não conseguia fazer nada, parecia que ele era a minha alma, meu sistema nervoso, minha vida. Quando chegou perto de mim, disse:
-Quem ama, confia!
Então, ele me beijou. Simplesmente me beijou. Meu coração bateu muito mais forte. Eu o amava tanto que parecia que minha pequena e inútil vida estava acabando.
Nesse momento, o despertador tocou. Era apenas um sonho. Hora de ir para a escola e continuar minha pequena vida, sem meu grande amor.



Espero que tenham gostado!
Ana me falou que vai continuar essa história. Para os curiosos, eu postarei o resto, se ela deixar... hahaha!

Beijos e até a próxima!

terça-feira, 15 de junho de 2010

Metamorfose Ambulante

Olá Pessoas!!

Hoje, durante a aula de filosofia, a professora Cleideni promoveu um debate sobre músicas, textos e poemas trazidos pelos alunos que os remetessem a algo que já tinhamos estudado em sua matéria. Foram lidos poemas sobre consciência, a Filosofia das Emoções, músicas que falavam de uma juventude eterna que todos queriam ter. Então, Cleideni fez uma citação que eu achei bastante interessante: A música Metamorfose Ambulante, do nosso querido e saudoso compositor Raul Seixas.
No início deste ano, estudávamos sobre a importância da argumentação na filosofia. Então, refletimos sobre como a música de Seixas caía como uma luva em nossa matéria, no momento em que ele fala que está aberto a novas opiniões e ARGUMENTOS. Bom, para finalizar, encontrei na internet um vídeo que não é o clipe da música. É uma homenagem feita às atletas do vôlei que foram campeãs olímpicas em 2008, mas o vídeo é muito bonito e, mais bonita ainda é a letra dessa linda composição de Raul Seixas, trilha sonora do vídeo. Infelizmente, não consegui postar o vídeo aqui, mas seu link está aqui e quem quizer ve-lo e ouvir a música eu garanto que não vai se arrepender!


Beijos e até a próxima!!

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Debate sobre Profissões

Nesta sexta-feira, dia 11 de junho, participamos de uma experiência interessante. Nossa professora, Shirlene, debateu conosco um assunto que, este ano, preocupa a maioria dos alunos da nossa turma que pretendem fazer um curso técnico: o que eu quero fazer?
Uma de nós, Ana Carolina, disse que pretendia ser professora de história, mas que já estava quase desistindo. Disse que muitos professores a desestimularam, dizendo que a carreira de um profissional que leciona é sacrificante e mal-remunerada. Shirlene disse a ela que, realmente, ser professor não é uma profissão que rende milhões e que, além do trabalho na própria escola, há ainda a preocupação em elaboração e correção de provas, planejamento de aulas e etc, coisas que, na prática são feitas em casa. Disse ainda que, sim, poderia ser que, no futuro, essa situação poderia mudar, mas que há anos ela espera por isso e nunca nada foi feito.
Eu rebati as questões levantadas com um único argumento que nem sei se é tão bom: de que vale todo o luxo e a riqueza que as outras profissões nos dão se não somos felizes fazendo o que fazemos?

Queria então aproveitar a oportunidade para dizer a todos: não desanimem de seus sonhos só porque, provavelmente, eles não te darão a vida que você pediu a Deus. Lembrem-se de que as coisas que não correram como você esperava pode levá-lo a um caminho muito diferente, mas muito melhor do que tudo o que você sonha hoje.

Queria aproveitar também para parabenizar a todos os professores, que constroem e educam nossas mentes para que façamos um futuro melhor.

Beijos e até a próxima!!