terça-feira, 22 de junho de 2010

Reciclagem de Pilhas

Olá pessoas!!


Estou aqui hoje por um motivo muito nobre. Tivemos na última quinta-feira, dia 17, uma palestra sobre a reciclagem de pilhas. Uma das coisas que foram faladas durante a palestra que me assustaram foi: só existe um lugar que recicla pilhas e baterias usadas em todo o nosso país.

Fiquei pensando: num país desse tamanho só ter um lugar para a reciclagem de pilhas é, no mínimo, burrice e descaso! Burrice porque o dinheiro que está sendo gasto no transporte dessas pilhas poderia ser investido em outras coisas, como educação, saúde, transportes e etc.; E descaso porque, antes desta palestra, organizada pelo 3º ano do ensino médio, nem eu nem meus colegas de classe sabíamos que esta estação de reciclagem existia!

Então, pensei em mais uma coisa: quantas pilhas e baterias são jogadas fora todos os dias em locais inapropriados apenas pela falta de informação que ronda o nosso Brasil? Quantos rios e reservas aquáticas já foram contaminadas apenas porque as pessoas não sabiam onde jogar fora as pilhas e baterias que já não funcionavam mais?

Então, vamos à iniciativa: o 3º ano organizou um ranking com todas as turmas da escola. Nele, quem conseguir mais pilhas e baterias ganha uma tarde de jogos no colégio. Depois, todas as pilhas e baterias conseguidas em todas as turmas vão para a estação de reciclagem em São Paulo para terem seus materiais separados e reaproveitados.


Ei, você! Não pense que "só aquela pilhazinha que você jogou fora ontem não vai fazer diferença"! Imagine se todo brasileiro pensasse como você. O que seria reciclado? Também não se pode pensar assim porque existem alguns materiais que, ao se misturarem com as substâncias tóxicas que a pilha e a bateria carregam, fazem-nas expandir-se, causando um dano muuito maior à natureza!

Por isso, tome consciência daquilo que você faz com seu lixo! Separe os plásticos, vidros, papéis e metais e, principalmente, procure um lugar perto de você que recolha pilhas e baterias usadas. Você não vai estar ajudando só ao meio ambiente: vai estar ajundando-o como um todo! hahaha!! Brincadeira...






Beijos e até a próxima!

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. A professora Viviane e seus alunos marcaram um "gol de placa" com a ideia de recolher pilhas no colégio. Parabéns!!!

    ResponderExcluir